A gestão de tempo na correspondência jurídica pode ser um desafio. Afinal, os Advogados Correspondentes empregam grande parte do seu tempo gerenciando sua carga de demandas e/ou buscando novos serviços.
No entanto, é essencial trabalhar de forma inteligente para administrar melhor o crescimento de sua carreira e também para cuidar bem de sua saúde.
Para te ajudar a lidar com toda essa pressão por produtividade, listamos aqui algumas dicas para uma boa gestão de tempo na correspondência jurídica.
O que é gerenciamento de tempo e por que é importante?
A gestão do tempo é a capacidade de um indivíduo usar o tempo disponível de modo eficiente e em questões produtivas.
Entre prazos e demandas, um Advogado Correspondente costuma estar sempre em uma corrida constante contra o relógio.
Como questões legais exigem precisão e prazos devem ser cumpridos, uma boa gestão de tempo na correspondência jurídica é um cuidado essencial para esses profissionais.
Afinal, sem as devidas habilidades de gerenciamento de agenda, o advogado pode ficar sobrecarregado e ter dificuldades para cumprir suas obrigações dentro do período estabelecido.
No entanto, uma boa gestão de tempo pode ser mais fácil do que parece. Confira as dicas a seguir.
3 dicas de gestão de tempo na correspondência jurídica
O advogado correspondente deve ser flexível e ser capaz de lidar com uma ampla gama de deveres legais e do escritório. Alguns que podem ser atribuídos, até, de um dia para o outro.
No entanto, um fator é certo: todo profissional da área deve ser capaz de superar os desafios, ser multitarefa e cumprir prazos. Por isso atente-se às dicas de gestão de tempo na correspondência jurídica a seguir:
1) Saber priorizar
O primeiro passo para ganhar a batalha contra o relógio é organizar as prioridades de forma eficaz e eficiente.
Por isso, crie o hábito de listar suas demandas do dia, semana ou mês. A partir daí classifique cada uma delas de acordo com o nível de urgência, importância e prazo de conclusão:
- Tão urgente quanto importante;
- Importante, mas não necessariamente urgente;
- Urgente, mas não importante;
- Nem importante nem urgente.
Um Advogado Correspondente pode fazer essa priorização logo pela manhã ou na noite anterior, por exemplo.
Além disso, essas prioridades podem ser revistas ao longo do dia, à medida que novos assuntos vierem à tona.
Por isso, é sempre importante manter uma certa flexibilidade em seu cronograma, de forma a considerar esses fatores.
2) Elimine as distrações e melhore a gestão de tempo na correspondência jurídica
Considere separar 15 minutos do seu dia para organizar sua agenda. Além disso, uma grande dica para uma boa gestão de tempo na correspondência jurídica é manter o foco.
Distrações como notificações não relevantes no celular, ligações ou reuniões que fogem do tema proposto podem tomar seu tempo.
Tempo esse que poderia ser usado em novas demandas, que podem impactar diretamente seu faturamento. Por isso dê uma atenção especial a estas questões:
- Coloque seu celular no modo avião: fazer isso algumas horas por dia pode fazer maravilhas por seu foco. Sendo assim, programe-se para verificá-lo apenas durante alguns períodos de tempo (determinados com antecedência – conforme o Método Pomodoro);
- Tenha uma política de abertura de e-mails: o e-mail é o grande problema para muitas pessoas, não apenas para um Advogado Correspondente. Adie respostas às mensagens que podem esperar e, assim, evite perder o foco na tarefa que precisa fazer. Por isso, agende a hora de verificar e-mails;
- Programe reuniões – das mais básicas às mais complexas: mesmo aquele cafezinho com um colega pode tomar seu tempo e prejudicar a gestão de tempo na correspondência jurídica. Se alguém quiser conversar, diga que você tem um prazo. Eles certamente vão entender e você pode se tornar um bom exemplo de gestão de tempo para eles.
3) Use um APP para Advogado Correspondente
Atualmente a tecnologia e o direito caminham de mãos dadas. Com isso, o profissional do setor hoje tem acesso a inúmeros aplicativos e ferramentas para agilizar sua rotina.
Dessa forma, você pode ser mais eficiente e, portanto, criar mais tempo simplificando o gerenciamento de demandas e automatizando uma série de atividades.
Com um APP para Advogados Correspondentes, como o novo Jurify, você ganha tempo porque pode:
- Acessar demandas condizentes com sua experiência profissional sem precisar fazer visitas ou ligações que tomam tempo do profissional;
- Identificar serviços nas comarcas em que você costuma atuar e são próximas, evitando locomoções longas e improdutivas;
- Acompanhar os prazos e receber notificações por meio do próprio APP;
- Fazer check-in e finalizar a demanda, enviando documentos, pelo próprio aplicativo;
- Efetuar os procedimentos para informar valor de cada serviço prestado e receber os honorários com agilidade.
Como é fácil comprovar, as funcionalidades do APP Jurify garantem uma melhor gestão de tempo na correspondência jurídica. Sem contar que facilita o acesso a serviços, sempre de modo prático e rápido.
A Jurify usa toda sua expertise para otimizar o tempo dos advogados
A Jurify, é uma Legaltech voltada a facilitar a rotina dos profissionais do Direito.
Entre suas soluções inovadoras, o aplicativo Jurify para Corresponde Jurídico ganha destaque em função de suas inúmeras funcionalidades e vantagens.
Cadastrando-se no novo APP Jurify, o Correspondente Jurídico recebe avisos de serviços alinhados com seu perfil e local de atuação.
Isso porque escritórios e departamentos jurídicos cadastram suas demandas regularmente na ferramenta, transformando-a em uma ponte eficiente entre o Advogado Correspondente e novas propostas de trabalho.
Com o APP, o profissional pode otimizar sua rotina e ganhar tempo para pensar na estratégica de seus negócios. Assim, é possível garantir uma maior potencialização operacional, com redução de custos e tempo.
Além disso, a solução ainda conta com o suporte da Inteligência Artificial para automatizar etapas fundamentais e garantir tempo extra para atuações mais estratégicas e focadas na satisfação de seu cliente.
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