O trabalho do Advogado Correspondente é essencial no meio jurídico, combinando perfeitamente com o dinamismo e a produtividade que a área exige.
Para o profissional é uma maneira de aumentar seus rendimentos, ganhar experiência e atuar em área e região de seu interesse.
Já para os escritórios/departamentos jurídicos significa uma gestão mais eficiente. Afinal, poderá contar com profissionais qualificados para fornecer suporte jurídico em comarcas distantes da sua área de localização ou até de atuação.
Entenda melhor o papel e o trabalho de Advogado Correspondente e todas as suas vantagens – para profissionais já estabelecidos, estudantes e iniciantes na carreira.
Como é o trabalho do Advogado Correspondente?
O Correspondente Jurídico presta serviços de forma pontual e diversificada para outros escritórios, empresas ou advogados que possuem impeditivos de deslocamento para lidar com as questões pessoalmente.
O trabalho do Advogado Correspondente pode ir desde questões mais básicas – como tirar cópias de processos e protocolar petições – às atuações mais complexas. Entre elas, fazer uma sustentação oral, despachar com juízes ou participar de audiências.
O avanço da tecnologia tornou-se também uma excelente oportunidade para advogados experientes, em início de carreira e até estudantes que buscam unir o acúmulo de experiência e oportunidades de trabalho a uma renda extra.
Inclusive, determinadas funções não demandam, necessariamente, que o profissional já tenha seu bacharelado completo ou a carteira da OAB.
Saiba quais são os requisitos necessários para quem deseja fazer o trabalho de Advogado Correspondente no próximo tópico.
Principais atividades realizadas pelo Correspondente Jurídico
Um Advogado Correspondente pode desempenhar uma série de tarefas em nome de seu contratante. Confira as principais a seguir:
1- Diligências
Essas atividades ocorrem dentro e fora do fórum para obter informações ou dar prosseguimento a um processo.
Entre as tarefas de diligência podemos destacar: verificar petições, documentos, avisos de recebimento, mandados de intimação e citação.
Mas, também é comum que o trabalho do Correspondente Jurídico ocorra fora do fórum. É o caso de acompanhar apreensão feita por oficiais de justiça, cumprimento de mandados. Ou, ainda, a busca de documentos em INSS, secretarias municipais ou cartórios extrajudiciais.
2- Despachos
Uma das funções mais comuns realizadas no trabalho de Advogado Correspondente é comparecer ao gabinete do magistrado com o objetivo de solicitar o andamento de um processo específico.
Isso é bastante comum nos casos em que há urgência ou que demandam um maior esclarecimento em relação à manifestação escrita.
Além disso, os despachos envolvem ainda atividades como:
- Antecipação de tutela,
- Solicitações de gratuidade de justiça;
- Homologação de acordos, entre outros.
3- Audiências
Exemplo típico é quando escritórios/departamentos jurídicos precisam de apoio de advogados para representá-los em audiências realizadas em comarcas distantes da sede da bancada/empresa.
Também pode ser solicitada por outro profissional que, mesmo atuando na região da audiência, não pode comparecer por conta de imprevistos. E precisa atender aos prazos determinados pela Justiça.
4– Documentação e cópias de processos
Frequentemente, escritórios/departamentos jurídicos e outros profissionais designam um Advogado Correspondente para documentar papéis legais ou fazer a extração dos autos.
Então, isso envolve escanear os documentos ou tirar cópias e, na sequência, enviar o material para o contratante.
A prática pode ocorrer tanto nos tribunais como na administração pública – neste segundo caso, é feita a cópia do procedimento administrativo.
Como desenvolver o trabalho de Advogado Correspondente?
Muitas empresas/escritórios e profissionais da área jurídica buscam as vantagens de contar com Advogados Correspondentes em sua rotina.
Para facilitar o acesso dos dois lados dessa relação, a Jurify está desenvolvendo uma plataforma exclusiva: o novo APP de Correspondente Jurídico.
A Jurify oferece solução completa nas áreas de controladoria jurídica e logística forense. Assim, colabora para que a rotina dos advogados seja mais eficiente e ágil e focada no core do escritório/departamento jurídico clique para saber mais.
Em fase final de desenvolvimento, o aplicativo terá um visual mais moderno e dinâmico, novos recursos e funcionalidades. Também vai permitir que profissionais do Direito (com e sem OAB) e estudantes possam receber demandas conforme seu perfil profissional.
Além disso, todos os cadastrados farão parte de uma rede exclusiva e segura, por onde receberão novidades do setor sempre em primeira mão.
Enquanto isso, os escritórios de advocacia/empresas poderão cadastrar suas demandas e garantir a melhor representação possível em qualquer comarca do Brasil.
Se você é profissional do Direito, aproveite esta oportunidade e faça seu pré-cadastro hoje mesmo!
- Sem taxa de adesão ou mensalidade para os usuários;
- Acesso aos honorários mais competitivos do mercado;
- Pagamento ágil, até 48h após conclusão do serviço;
- Demandas selecionadas conforme o perfil do profissional: Advogados Experientes (com ou sem OAB) / recém-formados / Estudantes de Advocacia;
- Milhares de demandas disponíveis em todo o território nacional.
Assim você pode adquirir mais experiência e ainda aumentar sua renda realizando diversos serviços nas comarcas de sua região.
Saia na frente da concorrência! Cadastre-se agora mesmo e seja um dos primeiros a receber as demandas do APP Jurify!
FAÇA SEU PRÉ-CADASTRO!