Existem diversos tipos de audiências – uma etapa que faz parte de praticamente todos os processos que existem nos trâmites do Direito.
Por isso, é preciso saber também quais são as suas diferenças, objetivos e as peculiaridades de cada um destes atos processuais. Dessa forma, é mais fácil definir as melhores abordagens e obter sucesso.
Para ajudar, preparamos este artigo com os tipos de audiências mais realizados – entre aqueles previstos nos Códigos de Processos Brasileiros.
Assim, ao final da leitura, você terá mais conhecimento e preparo para lidar de forma bem-sucedida com este desafio.
Além de conhecer um importante recurso para aquelas demandas que ocorrem fora da área de jurisdição ou especialidade de sua empresa ou escritório.
Sobre os tipos de audiência e suas características
Espécie de exame formal de uma causa, civil ou criminal, que ocorre perante um tribunal, ela ocorre perante um juiz e é conduzida de acordo com as leis de uma determinada jurisdição.
Esse procedimento tem um papel fundamental, muitas vezes até decisivo, dentro de um processo. Seja ele de qual natureza for.
É através dele que o advogado tem a oportunidade de atuar em prol dos interesses de seu cliente.
Além de demonstrar seu amplo conhecimento sobre as leis, sobre o caso e as técnicas necessárias para chegar ao fim desta etapa de maneira bem-sucedida.
Entre as audiências existentes, as mais comuns são:
- Audiência de Conciliação e Mediação – busca solucionar conflitos e agilizar processos. Para isso, as partes devem demonstrar interesse nessa mediação – sem consenso, marca-se uma audiência de instrução e julgamento;
- Audiências de Instrução e Julgamento – nesse tipo de audiência, o juiz inicia com uma nova proposta de conciliação. Havendo acordo, o processo é finalizado, caso contrário, o procedimento é partir para a produção de provas orais – interrogatórios, inquirição e depoimentos das testemunhas;
- Audiência de Justificação – acontece quando o juiz busca informações adicionais ligadas às alegações do autor no processo. Prevista no processo civil brasileiro em: ação de reintegração ou manutenção de posse, bem como tutela de urgência;
- Audiência UNA – específica da esfera trabalhista, tem um formato que engloba os tipos de audiências de conciliação com as de instrução e julgamento.
Dicas para ter sucesso em todos os tipos de audiência
Confira, a seguir, algumas dicas para obter sucesso em qualquer um dos tipos de audiência existentes!
- Conheça o processo a fundo: é essencial que o profissional estude a fundo todo o conteúdo processual que foi produzido até à audiência;
- Atente-se aos prazos: todos os tipos de audiências têm data e horário de início. Por isso, é essencial preparar-se bem para o momento, inclusive informando clientes e também testemunhas com a máxima antecedência possível;
- Certificar-se de toda a documentação necessária: o profissional de Direito deve apresentar-se com sua Carteira da Ordem. Já as partes representadas, bem como as testemunhas, precisam estar com pelo menos o RG e o CPF. Já nos tipos de audiências trabalhistas, a recomendação é ter em mãos a CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Identificar qual é o ato entre os tipos de audiências: como cada tipo demanda um preparo e abordagens diferentes, saber exatamente qual é o tipo pode fazer a diferença. Entenda melhor a seguir.
Suporte em todos os tipos de audiência – entenda o trabalho da Jurify
Além das soluções tecnológicas de última geração, a Jurify também possui uma equipe qualificada e treinada na condução e gestão de audiências. Sejam elas em âmbito administrativo, pré-processual e processual.
Nos casos de condução das audiências, seja de conciliação ou de instrução e julgamento, a empresa ou advogado em busca de suporte pode contar com o apoio da Jurify.
Por meio de nossa ampla rede de Advogados Correspondentes, enviamos a demanda para o profissional apto a executar o serviço com excelência.
Todo este time de especialistas é formado por advogados já experientes, altamente qualificados e treinados para condução de todos os tipos de audiência. Tanto atuando como advogado ou como preposto.
Atualmente, o time Jurify tem realizado um número cada vez maior de audiências:
- Cíveis;
- Trabalhistas;
- Em juizados especiais;
- Em fase pré-processual;
- No âmbito administrativo (PROCON, autarquias, órgãos públicos, delegacias, dentre outras).
Sendo assim, caso seu escritório ou empresa precise contratar um advogado e/ou preposto para as audiências – sejam presenciais ou virtuais – prefira a praticidade.
Basta acessar nosso aplicativo, cadastrar-se e informar as demandas. Depois é só colher os inúmeros benefícios do APP Jurify.
Após a validação dos dados, é necessário que o contratante envie, através da própria plataforma, as orientações para condução da audiência. Assim como a cópia dos autos, caso o mesmo seja físico.
A partir daí, os especialistas internos farão a análise da demanda a ser tratada. Na sequência, a Jurify aciona o advogado cadastrado que possui o perfil mais indicado para o tipo de demanda que sua empresa possui.
Feito o direcionamento para o advogado contratado, a Jurify ainda segue fazendo o acompanhamento de cada etapa.
Então, no dia e hora da audiência, os especialistas monitoram, via aplicativo, o aceite, check-in e o checkout do advogado designado para o ato.
Sendo assim, a tratativa é finalizada após a disponibilização da ata ou relatório da audiência em nossa plataforma – caso a ata não fique disponível no mesmo dia.
Como você pode ver, sejam quais forem os tipos de audiência que seu escritório/ empresa precise de representação, a Jurify fornece suporte total a cada etapa. Quer tirar alguma dúvida?