Adotar KPIs para advocacia pode ser uma excelente forma de causar impacto na receita, no crescimento e no sucesso geral do seu escritório.
Mas, para ter sucesso nesse cenário em constante mudança, é preciso precisão no que e como você mede cada questão.
Pois ao selecionar, medir e analisar os melhores KPIs para advocacia para o seu negócio, você será mais capaz de tomar decisões baseadas em dados. E a tecnologia, amplamente impulsionada na pandemia, pode ajudar nisso.
Este artigo vai explorar como eles impactam o sucesso do seu escritório de advocacia. Além de mostrar como escolher os KPIs certos para cada situação de sua prática.
Por que os KPIs para advocacia são valiosos?
Hoje em dia, KPI é um termo em bastante evidência e muito aplicado em todos os setores, inclusive na área jurídica. Mas você sabe o que isso significa e por que eles são importantes?
Pois KPIS, os principais indicadores de desempenho, são métricas de negócios que avaliam o desempenho e o sucesso de uma organização.
Eles garantem dados e conhecimento para responder a perguntas críticas. Por isso, eles devem ser:
- Mensuráveis,
- Específicos,
- Direcionados aos objetivos únicos de um negócio.
Ao aprender a identificar, medir e aproveitar indicadores específicos de desempenho, os KPIs para advocacia permitem:
Mensurar o desempenho operacional
Há uma grande diferença entre simplesmente coletar e analisar dados. Então, se você quiser usar dados para determinar um bom desempenho ou não, precisa primeiro identificar o que está tentando alcançar.
Contudo, ao identificar e acompanhar as metas para indicadores de desempenho (por exemplo, o KPI da receita mensal), você pode avaliar melhor a excelência de sua gestão jurídica.
Se você ainda não identificou quais KPIs rastrear é difícil determinar quais os pontos fortes e quais os mais fracos em seu negócio.
Dessa forma, evitar a replicação de resultados negativos, bem como potencializar os que são bons torna-se um grande desafio.
KPIs para advocacia permitem ter previsibilidade
Sem configurar e rastrear KPIs, muitas vezes o que sobra é especular sobre os motivos das coisas irem bem ou mal dentro de seu escritório.
Com KPIs para advocacia, é possível rastrear detalhes ao longo do tempo. Assim, é possível agilizar a previsão de resultados e entender o que funcionará no futuro.
Acompanhar as informações relevantes com facilidade
Depois de estabelecer um sistema para monitorar os KPIs para advocacia, a manutenção é relativamente simples.
Você pode atribuir um membro da equipe para computar os números de cada KPI pré-determinado uma vez por mês.
Então é só reservar tempo para analisar os resultados, identificar padrões (bons e ruins) e encontrar oportunidades de ajuste.
Ter maior agilidade
Para implementar KPIs de advocacia é preciso automatizar etapas de seus processos técnicos.
Para isso, uma boa opção é contar com a ajuda de uma BPO Jurídica como Jurify, que une soluções especialmente desenvolvidas para o setor com equipe especializada.
Assim, seu escritório tem acesso a esses dados em tempo real, maior eficiência e agilidade. A partir daí, pode executar relatórios para obter as informações para rastrear seus KPIs mais importantes.
Além disso, libera os membros de sua equipe para focar em atividades mais estratégicas, o que ajuda a melhorar a experiência de seus clientes.
Como determinar bons KPIs para advocacia?
O primeiro passo é entender que cada um deve estar ligado às suas prioridades operacionais. Além disso, devem alinhar-se com a contribuição da sua equipe interna para as atividades do departamento.
Então, você deve estar se perguntando: afinal, quais critérios considerar? Criamos a lista a seguir para facilitar esta tarefa:
- Devem resolver problemas de negócios: cada organização tem seus próprios desafios e objetivos. Sendo assim, seus KPIs devem ser coerentes com sua realidade;
- Precisam ser definidos com antecedência: é essencial garantir que estes KPIs sejam compartilhados com toda a equipe. Afinal, eles precisam saber quais critérios estarão sendo observados;
- Devem ser fáceis de serem extraídos e mensurados (e com a Jurify, eles são!): esse processo tem como um dos objetivos facilitar a tomada de decisões, de forma estratégica e ágil. Por isso, é preciso ser sobretudo prático de ser mensurado;
- Têm que ser significativos o suficiente para gerar mudanças: os dados obtidos devem ser simples de interpretar, de construir cases de negócios, de serem apresentados aos conselhos e apoiar movimentos significativos no negócio.
Quais os principais KPIS para advocacia?
Novamente, temos uma lista com sugestões para facilitar. Acompanhe:
- Custo total dos serviços (interna e externamente);
- Gasto jurídico X valor obtido de receita;
- Comparação de gastos totais entre orçamento e custo real;
- Despesa externa X interna;
- Advogados internos X receita;
- Custo por processo;
- Custo por advogado;
- Percentual de casos resolvidos com sucesso;
- Tempo e despesa de matéria legal X tarefas administrativas;
- Número de escritórios de advocacia e/ou contratados X colaboradores fixos;
- Tempo para processamento e pagamento de faturas legais;
- Conformidade com prazos processuais;
- Nível de satisfação dos clientes;
- Número de reclamações arquivadas.
Determinar as áreas mais críticas, monitorá-las e mensurá-las, bem como buscar meios de atingir os níveis de desempenho esperados é essencial.
Por isso, os principais KPIS para advocacia aplicados em seu escritório precisam ser claros, mensuráveis e alcançáveis.
E as melhorias propostas e os resultados devem ser comunicados a toda equipe, o que ajudará a aumentar o engajamento do time.
KPIs para advocacia: a serviço do seu sucesso
Como você pôde ver aqui, integrar KPIs para advocacia ao seu planejamento de negócios permite monitorar e trabalhar na evolução do sucesso do seu escritório.
Pois, ao definir metas específicas e, em seguida, rastrear e medir os KPIs certos, você terá condições de tomar decisões mais assertivas para seus negócios.
Para isso, você precisará de apoio de soluções inovadoras, especialmente criadas para as necessidades da área jurídica, e de profissionais experientes.
A Jurify está preparada para dar esse suporte. Assim, você terá maior eficiência na gestão jurídica e acesso às informações que precisa para identificar e analisar as KPIs para advocacia escolhidas para seu escritório.
Acompanhe as novidades do setor por meio do blog da Jurify! Assim você estará sempre por dentro das últimas do cenário jurídico. Em especial, recomendamos a leitura do artigo: