O uso de Inteligência Artificial na Gestão Jurídica já é realidade. Tanto que grandes escritórios ou departamentos jurídicos já estão se beneficiando dessa modernização.
Ela faz parte de uma gama de inovações no setor jurídico desenvolvidas para entregar maior eficiência, visibilidade e agilidade na gestão de processos. Assim, ajuda todo escritório/departamento de advocacia a ter melhor controle, evitando perda de prazos.
Além de colaborar na eliminação de um dos maiores riscos aos profissionais do direito, a perda de prazos, adotar tecnologias inteligentes é uma estratégia para ganhar exatidão no desenrolar dos processos.
Na ausência de uma ferramenta eficiente para isso, aumenta-se a possibilidade de erros – e quanto maior o volume de processos, maiores chances de equívocos.
A Jurify é responsável pelo desenvolvimento de uma das mais modernas e eficientes plataformas que usa a Inteligência Artificial (IA) para captação, leitura, interpretação e lançamento de prazos – a Sophia.
Por isso, elaboramos este conteúdo especial que mostra como o uso da Inteligência Artificial na Gestão Jurídica pode ser uma ferramenta valiosa para evitar sérios problemas ao seu escritório/departamento jurídico. Acompanhe!
Inteligência artificial na gestão jurídica: entenda sua importância no controle e fluxo processuais
O uso de ferramentas digitais já é bem difundido no meio jurídico, como planilhas de controle e softwares de gestão. No entanto, essas alternativas ainda requerem muito tempo e gerenciamento humano para entregarem resultados.
Sabemos que tempo é um fator crítico nos escritórios de advocacia e, às vezes, dedicá-lo somente para ajuste e tratamento dessas ferramentas custa “caro”.
Afinal, isso significa colocar os profissionais em meio a uma pilha de processos a serem tratados enquanto ajustam e alimentam com dados essas ferramentas – quando deveriam usar seu tempo para pontos estratégicos dos processos.
Neste sentido, a Inteligência Artificial na Gestão Jurídica se destaca, pois automatiza uma série de rotinas e notifica as equipes sobre atualizações, status e prazos dos processos correntes no escritório.
E quando a IA é desenvolvida por especialistas no setor jurídico, como Jurify, os profissionais ganham eficiência, visibilidade e rapidez na gestão de processos.
Como a Inteligência Artificial na Gestão Jurídica evita erros e ajuda no controle de prazos?
Com o uso da Inteligência Artificial (IA), atividades burocráticas são realizadas com altíssimo nível de acerto, entregando economia de tempo e redução de custos, aumentando a qualidade do serviço oferecido e evitando falhas.
Obviamente, a IA não substitui o trabalho estratégico de um advogado. No entanto, ela ajuda no controle, organização, redução de custos, além de evitar os possíveis prejuízos oriundos da perda de prazo.
Um bom exemplo do uso da Inteligência Artificial na Gestão Jurídica diz respeito à leitura, interpretação e classificação das publicações jurídicas automaticamente, disponibilizando os dados com facilidade para os envolvidos e os notificando quando um evento ou alteração acontecer.
Dessa forma, ela entrega o que for requisitado por um colaborador em poucos segundos, evitando prejuízos causados por perda de prazo e demais erros que os acarretam.
Além disso, a Inteligência Artificial na Gestão Jurídica ameniza a complexa rotina do advogado, sempre pressionado por resultados e agenda apertada.
Economizando horas e horas de trabalho em pesquisa no Diário Oficial e outras publicações para levantar as informações pertinentes a cada processo sob sua responsabilidade, o advogado terá mais tempo para o planejamento e execução da estratégia – seja de defesa ou acusação.
Com a leitura e interpretação realizadas por algoritmos sofisticados, os prazos são lançados de modo automático e o profissional pode focar seus esforços na inteligência processual, aumentando as chances de obter o resultado esperado pelos clientes.
Desta forma, o escritório/departamento de advocacia ganha agilidade e alto índice de assertividade no lançamento de prazos e outras rotinas.
Jurify oferece todos os benefícios da Inteligência Artificial na Gestão Jurídica
Atuando como uma Business Process Outsourcing (BPO), a Jurify desenvolve e utiliza tecnologias inovadoras para realizar com agilidade e eficiência parte do trabalho de grandes escritórios/departamentos de advocacia.
Entre essas modernas tecnologias, destacam-se as que utilizam a Inteligência Artificial (IA). Aliada a uma equipe qualificada, altamente técnica e com uma central de monitoramento e acompanhamento do cumprimento dos atos em tempo real, disponível 24×7.
Essa IA, batizada de Sophia, possui o incrível índice de acerto de 92% – especialistas apontam 85% como um índice já suficiente.
Além do mais, para os restantes 8%, há um contingente humano para entregar as solicitações em até 48 horas. Ou seja, a garantia de produtividade e qualidade é total!
Assim, podemos garantir o cumprimento dos acordos de nível de serviço (SLA’s) estabelecidos com os clientes. E, ainda, promover a inovação dentro do escritório, entregando todos os benefícios ligados ao uso da IA e demais tecnologias envolvidas na gestão jurídica.
Como podemos notar, a Inteligência Artificial na Gestão Jurídica deve ser vista como uma saída eficiente para qualificar e agilizar as atividades profissionais, obtendo maior eficiência, economia e praticidade.
E não há a necessidade do advogado ser profundo conhecedor do IA para utilizá-la em sua rotina. Basta contar com a parceria de uma BPO (Business Process Outsourcing) que adote essa tecnologia na execução de seus serviços – caso da Jurify!
Com nossa parceria, o profissional terá tempo extra para se aperfeiçoar em determinada especialidade, aprimorar a estratégia processual, bem como se dedicar ainda mais ao atendimento e ampliação da carteira de clientes.
Agilize sua rotina e ganhe eficiência. Entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como a Inteligência Artificial na Gestão Jurídica pode transformar seu escritório de advocacia.